Música e Educação

Em uma definição simples, pode-se dizer que música é a arte de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos através da organização entre som e silêncio. Presente em todas as culturas nas mais diversas situações (festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc.), faz parte da educação desde a Antiguidade; na Grécia antiga, por exemplo, ocupava lugar central na formação dos cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia.
 Enquanto elemento de grande poder ritualístico, a música se faz presente na vida diária de muitos povos e, ainda hoje, é tocada e dançada por seus membros. Nesses contextos, as crianças, desde muito cedo, entram em contato com a cultura que as cercam e assim podem aprender e dar seguimento às suas tradições e manifestações. Isso resulta, por conseguinte, em um importante meio de associar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão; aspectos fundamentais para o desenvolvimento e ascensão a níveis cada vez mais elaborados de conhecimento e cidadania.
No campo da educação, a integração do trabalho musical às outras áreas deve ser abundantemente estimulada. Sua proximidade com as artes e as demais linguagens expressivas (movimento, expressão cênica, artes visuais etc.) possibilita a realização dos mais variados projetos. Uma vez que estes estão intrinsecamente ligados ao movimento, espaços físicos amplos são de extrema importância para o desenvolvimento da expressão, da autoestima e do autoconhecimento, ao mesmo tempo em que se trabalha o convívio e a ocupação coletiva dos espaços.
Sendo uma das mais extraordinárias ferramentas de mediação entre os aspectos afetivos, estéticos, sociais, políticos, econômicos e culturais, a música deve transcender o lugar de entretenimento ou de simples atividade recreativa. Guiando-se por sua essência, não há de restar dúvidas quanto a sua relevância; a música “é uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação”.


REFERÊNCIAS

Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil: Conhecimento do Mundo, 3v.: il. / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998, p, 45 a 82.

Seguidores